quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

AGRADECIMENTOS

Olá Pessoal !!! 




Gostaria de agradecer imensamente as formandas do curso de Nutrição 2012/02 do Centro Universitário La Salle - Unilasalle pelo convite de estar ocupando um lugar tão significativo entre vocês: o PARANINFO.  

Estas formandas vieram com o seguinte convite:

"A você, que além de transmitir seus conhecimentos e experiências, soube apoiar-nos em nossas dificuldades, queremos agredecer por fazeres do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por nos ajudar a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-los cada vez melhor. Obrigada por afastar o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las... Por resolver o que achávamos complicado... Por ser esta pessoa digna de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil... Obrigada por nos convencer de que éramos melhores do que suspeitávemos. A você, todo nosso carinho, admiração e eterna gratidão!".

Como disse Oswaldo de Castro Aranha, "O paraninfo é o professor a quem incumbe a última lição e o amigo a quem cabe o primeiro conselho". Desta forma, gostaria de compartilhar com todos meu discurso de paraninfo do curso de Nutrição do Unilasalle, realizado dia 05 de janeiro de 2013. E, mais uma vez, um grande abraço as formandas Adriana Mello, Aline Ludwig, Carina da Rosa, Carmem Pedruzzi, Caroline Blum, Caroline Groos, Daniela Maia, Elisiane Belloli, Gabrielle Gazzo, Josiane Garcia, Katrem Weykamp, Leonela Scotta, Maristela Santos, Patrícia Kroth e Patrícia Moritz.

Boa Noite a Todos.

Minhas saudações aos componentes da mesa, aos colegas professores, aos convidados, aos familiares e especialmente aos meus queridos afilhados, ou melhor, AFILHADAS, já que temos 15 formandas do curso de Nutrição do Centro Universitário La Salle, sendo esta a maior turma de graduandos neste curso. 

Sinto-me extremamente honrado em ter sido eleito o paraninfo desta turma de formandas, mas confesso que fiquei inicialmente constrangido pela eleição frente a tantos colegas ilustres e competentes de nosso colegiado. Fui buscar, portanto, as razões que os levaram a minha escolha e ouvi a seguinte frase: “Sua escolha deve-se a sua competência, dedicação e amor à profissão de nutricionista”.

Pois bem, queridas afilhadas, neste momento tão significativo e como “padrinho” de vocês sinto-me na obrigação de falar sobre a COMPETÊNCIA, a DEDICAÇÃO e o AMOR. Sei que todas vocês conhecem minha habilidade especial de “super-velocidade com as palavras”. Entretanto, não seria nada justo eu aplicar aquieste tipo TORTURA com seus familiares e, desta forma, prometo falar P-A-U-S-A-D-A-M-E-N-T-E.

Estamos todos aqui reunidos para homenagear a luta de 15 formandas que dedicaram seus últimos 4 anos ou mais aos estudos da ciência da alimentação e da nutrição. Tenho certeza que ao longo destes anos alguns obstáculos estiveram presentes:

Será que estou no caminho certo?
Como gerenciar meu tempo entre a família, à diversão e os estudos?
Como faço para ter mais dinheiro?

Neste mesmo tempo, talvez alguns amigos, familiares, pais, mães e filhos destas alunas não estejam aqui presentes e a suave brisa do vento na memória torna-se dolorida e sufoca o coração. Mas, mesmo frente aos obstáculos, estas alunas não desistiram de seus objetivos e continuaram sua caminhada.

Estas corajosas alunas não se abalaram nem mesmo com meus 50 estudos de casos bioquímicos. Por favor, não se esqueçam da intolerância a lactose, galactosemia, fenilcetonúria, doença de Von Gierke e outras que acompanharam suas insônias. Elas enfrentaram bravamente minha aula de Nutrição Esportiva, embora algumas ainda se perguntem que história é aquela de hiperlactatemia no exercício de alta intensidade ou proliferação de células satélites? E, pior, estas alunas não desistiram de seus objetivos nem mesmo frente à anunciada catástrofe do “Fim do Mundo” em 21 de dezembro de 2012.

Vocês, queridas afilhadas, são protagonistas de um filme com final feliz onde o enredo é a conquista pessoal e profissional. Saibam que vocês pertencem a uma classe privilegiada onde apenas 7% das pessoas de classe média atingem o Ensino Superior Completo, segundo a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Vejamos agora aquelas três palavras:

AMOR
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Alimentação, mais de 2 milhões de pessoas morrem de fome a cada dia e isso seria maior que as causas de óbitos por malária, AIDS e tuberculose juntas. As formandas do curso de Nutrição do Unilasalle possuem esta visão humanista e tenho certeza que cada uma delas irá trabalhar no sentido de mudar uma pequena parte destes acontecimentos, o que poderá representar uma grande mudança no cenário mundial. 

DEDICAÇÃO
Neste exato momento vocês estão colhendo os frutos do esforço e da dedicação despendidos ao longo destes anos no Unilasalle. Vocês certamente venceram esta etapa, mais fortes, maduras, capazes e de cabeça erguida. Agora uma nova porta se abre e um novo caminho se encontra: O MERCADO DE TRABALHO.
O mercado de trabalho é extremamente competitivo e exige, além de profissionais com conhecimento técnico-científico, profissionais versáteis, flexíveis, criativos e com elevado grau de inteligência interpessoal. Por outro lado, esta nova caminhada não dá lugar para profissionais acomodados, aqueles que se deixam levar pela correnteza. Não tornem-se peças de um museu antigo, cheio de pó e teias de aranha. Sonhem, pois sonhar é gratuito. Focalizem novas metas, pois romper obstáculos é emocionante. Curtam as vitórias e não deixem de aprender com as derrotas. Aceitem as diferenças entre as pessoas. Saibam se relacionar, falar e também escutar. Aceitem críticas e cresçam com elas. Dediquem um tempo para continuar estudando, aprendendo, aperfeiçoando, crescendo e evoluindo. E lembrem-se: Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando deixa de focalizar as suas metas”.

COMPETÊNCIA
Se uma grande parcela da população está morrendo por não ter o que comer, ironicamente outros 3 milhões de pessoas estão morrendo por comer demais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A disseminação da obesidade é acompanhada pelo fast food e junk food, que associada ao sedentarismo e o estresse da vida cotidiana leva a morte prematura do ser humano. As formandas do curso de Nutrição do Unilasalle tem a difícil tarefa de educar as pessoas quanto aos hábitos alimentares saudáveis e são extremamente competentes para fazer valer a ciência da nutrição, onde não se aceitam as afirmações e condutas nutricionais baseadas em hipóteses teóricas, especulações e estratégias mirabolantes de “Dieta da Lua”, “Dieta da Água”, “Dieta da Sopa”, “Dieta dos Sucos” e tantas outras que certamente virão. A competência, portanto, é a capacidade de mobilizar todo este conhecimento que vocês têm, queridas afilhadas, e aplica-los de maneira coerente e pertinente. É o famoso: “Dar conta do recado”.

Para finalizar minhas palavras recordo o pensamento de Galileu: Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se, apenas, ajudá-lo a encontrar por si mesmo”. Penso que ser professor não é apenas lecionar ou transmitir o conteúdo programático, mas, sim, fazer o aluno refletir, tirar suas conclusões e tomar suas próprias decisões. Amem a profissão que escolheram e com isso deixem sua marca na história da humanidade.

Parabéns a vocês, queridas afilhadas. Confio plenamente em vocês, colegas nutricionistas.

Muito Obrigado!!!