quinta-feira, 8 de dezembro de 2016


EU... TU... ELE... NÓS... VÓS... ELES... ENFIM, TODOS VÃO ENVELHECER E O QUE ISSO SIGNIFICA?

O envelhecimento humano é um processo natural e irreversível, sendo acompanhado por alterações morfofisiológicas que levam a progressiva diminuição na capacidade física e orgânica do indivíduo, tornando o indivíduo mais suscetível às doenças. As alterações morfofisiológicas associadas ao envelhecimento humano incluem o aparecimento de rugas e cabelos brancos ou a perda dos cabelos, a perda da elasticidade da pele e a redução da força e da massa muscular, bem como da agilidade e da mobilidade articular. Destacam-se, ainda, a redução da acuidade sensorial (auditiva e visual) e um declínio acentuado de determinados hormônios. A queda hormonal (estrogênio e testosterona, por exemplo) afeta o sistema reprodutor (masculino e feminino) e o sistema cardiorrespiratório. O indivíduo torna-se mais suscetível às doenças (aterosclerose, infarto, derrame, hipertensão arterial e câncer). Em alguns casos também há declínio acentuado da cognição e o surgimento do Mal de Alzheimer.
Entretanto, o processo de envelhecer ocorre de forma lenta e gradual, bem como pode variar muito de um indivíduo para outro. Quer dizer, alguns envelhecem conforme a idade cronológica (contagem dos anos de vida a partir do nascimento), enquanto outros parecem envelhecer conforme a idade biológica (as pessoas podem envelhecer em taxas diferentes, onde encontramos “idosos de 18 anos” e “jovens de 80 anos”, por assim dizer). Neste sentido, irei dispensar o discurso bioquímico sobre o envelhecimento humano neste post, mas, sim, filosofar um pouco sobre a seguinte pergunta:

COMO VOCÊ QUER CHEGAR À TERCEIRA IDADE?

Para responder o questionamento vou lhe apresentar o Sr. Benn Matherial Famma e Fortunna, que é um indivíduo bem sucedido profissionalmente e um grande fã de automóveis. O Sr. Benn adora seu veículo, onde faz periodicamente as revisões a fim de mantê-lo sempre novinho. Ele perde grande parte de seu tempo para limpar, esfregar e lustrar seu querido carro. Faz balanceamento, calibragem de pneus, troca o óleo e revisa tudo. Ele é bem cuidadoso e igualmente egoísta com seu automóvel. Construiu, durante muitos anos de trabalho, seu castelo de fama e fortuna, onde costuma investir seu dinheiro nos cuidados com seu automóvel. O objetivo de tanto cuidado, segundo Sr. Benn, é sempre prever algo que possa ocorrer e que comprometa a vida útil de seu carro. Quer dizer, ele está sempre reparando os pequenos danos, evitando um desgaste desnecessário e fatal de seu veículo. Ao mesmo tempo, os amigos têm notado que o Sr. Benn anda bem gordinho, o que pode ser justificado pelo sedentarismo e as orgias alimentares semanais (cachorro-quente, batata-frita, pizza, refrigerantes, doces e guloseimas em geral), que é acompanhado por dois maços de cigarros por dia. Não quero parecer dramático neste relato, mas o Sr. Benn foi hospitalizado com dor no peito com sensação de ardência, irradiando para as costas, pescoço e braço esquerdo, ou seja, ele teve um infarto do miocárdio.

ENTÃO, QUAL A MORAL DA HISTÓRIA?

Uma importante parcela da população, assim como o Sr. Benn, não faz absolutamente nada por sua saúde e, simplesmente, espera a doença aparecer. Muitos destes indivíduos se preocupam apenas com seus bens materiais, fama e fortuna. Depois de instalada a doença, alguns sairão correndo para tentar apagar desesperadamente o incêndio, mas para outros já será tarde demais. Cuide de seu bem maior, que certamente não é seu automóvel, sua casa, seu smartphone, seu notebook ou sua roupa de marca. Como diria Hipócrates (“pai da medicina”, 460-370 a.C.): Que teus remédios sejam os teus alimentos”.

Sendo assim, o que você fez ONTEM, HOJE e o que fará AMANHÃ para envelhecer lentamente e de maneira saudável?

Deixa-me, agora, lhe apresentar outro personagem: o Sr. Maurycinho Grand Arms Narcisista. O Sr. Maurycinho vai para academia todo santo dia, faça sol ou faça chuva. Sua dieta é baseada em frango, batata-doce, ovos e brócolis. Jamais esquece de ingerir Whey Protein Top 10 pós-treino e Caseína Fika Grande na hora de dormir. Sempre faz posts, em redes sociais, de sua evolução corporal antes e depois de cada suado e duro treino. O Sr. Maurycinho já fez uso de esteroides anabolizantes para manter seus grandes braços hipertrofiados e sua barriga tanquinho. Entretanto, ele vive em um universo extremamente competitivo na busca pelo “corpo perfeito” e status social. Seus familiares o consideram esnobe, narcisista e fútil. Inúmeras vezes ele compra coisas que não quer (às vezes com o dinheiro que não tem) para mostrar (e se exibir) para as pessoas que nem conhece totalmente, ou seja, ele “tornou-se uma pessoa que ele não é”. Na realidade, o Sr. Maurycinho anda bastante deprimido, mas continua mostrando uma falsa noção de felicidade em redes sociais. Sem olhar ao seu redor, recebeu a notícia de falecimento de sua querida mamãe, que já estava doente. O acontecimento trágico foi um choque para Maurycinho e uma verdadeira gota d’água para acentuar seu estado depressivo. Hoje ele tem auxílio psicológico e faz uso de antidepressivos, mas isso não parece corrigir um “buraco” em seu peito.

E SABE QUAL FOI A MORAL DA HISTÓRIA AGORA?

A internet tornou-se um grande veículo (simples, fácil e barato) de se brincar de ator e atriz. Quer dizer, mostra-se uma vida fictícia e fantasiosa de amizades “verdadeiras”, de fama, de fortuna e de boas risadas, acompanhados por belos corpos “perfeitos” esculpidos com esteroides anabolizantes. A suposta “felicidade no mundo virtual” esconde, na realidade, uma carência afetiva, uma autoestima arranhada, um amor não correspondido, uma profunda dor da solidão e, e alguns casos, um desamor pela vida. Enfim, desconfie das pessoas que exibem uma felicidade esplendorosa em redes sociais e valorize as pessoas perto de você, pois elas podem não estar ali amanhã. Existe um pensamento que diz: Uma pessoa feliz não é uma pessoa num conjunto de determinadas circunstâncias e sim uma pessoa com um conjunto de determinadas atitudes” (H. Downs).

E AÍ, COMO VOCÊ QUER CHEGAR À TERCEIRA IDADE?

Com sua própria mobilidade?
Sem uma bengala para caminhar?
Tomando um banho sozinho, sem auxílio?
Se alimentando sozinho?
Com mais disposição?
Livre de doenças?
Sem necessitar de inúmeros medicamentos?
Longe de uma cama de hospital?
Com saúde?
Com um sono tranquilo?
Com mais sabedoria?
Com mais tolerância?
Com mais paciência?
Com paz?
Próximo dos entes queridos?
Com uma grande rede de amizades?
Rodeado de verdadeiros amigos?
Do lado de alguém que ame?
Tendo construído uma família?
Tendo herdeiros?
Tendo filhos?
Tendo netos?
Com sensação de dever cumprido?
Com memórias boas?
Com uma boa casa e carro, mas não igual ao Sr. Benn Matherial Famma e Fortunna?
Com um corpo saudável e até atraente, mas não igual ao Sr. Maurycinho Grand Arms Narcisista?

As pessoas não pensam seriamente no envelhecimento, mas isso pode fazer a diferença para envelhecer saudavelmente e com grande sabedoria. 

E VOCÊ, QUE É PROFESSOR E NUTRICIONISTA, COMO QUER CHEGAR À TERCEIRA IDADE?

Boa pergunta e usarei o pensamento de Henry Fordy (fundador da Ford Motor Company, 1863-1947) para responder: “Qualquer pessoa que pare de aprender é um velho, não importa se aos vinte ou aos oitenta anos. Quem continua aprendendo permanece jovem. A coisa mais importante da vida é manter a mente jovem”. Ou seja, me dê um livro de bioquímica, um computador com internet rápida para escrever meus posts, uma poltrona mega confortável e um copo de água bem gelado que estarei feliz da vida (risos). Porém, espero ter construído uma grande rede de amigos, pacientes e alunos, bem como ter feito uma diferença na vida de outras pessoas. Dessa forma, uso o pensamento de Harvey Mackay (colunista, palestrante motivacional e gerenciador, autor de quatro best-sellers do New York Times) para completar minha visão sobre a terceira idade, pois sem saúde tudo passaria de simples sonhos ou ilusão: “Perfure o poço antes de ficar com sede”.

E VOCÊ, QUAL SUA VISÃO DE ENVELHECIMENTO?

Ou melhor, quer envelhecer de maneira saudável? Saber como seria um plano alimentar para manter seu corpo e sua mente jovem? Se sim, então me procure e agende sua consulta.

Prof. Me. Nutr. Joelso Peralta
Tel./Whats: (51) 99943-1815
E-mail: joelsoperalta@hotmail.com ; peraltanutri@gmail.com
Blog: www.peraltanutri.blogspot.com