domingo, 22 de maio de 2011

Alimentos Funcionais

O termo Alimentos Funcionais surgiu no Japão, principalmente em função de um grande número de idosos na população. Neste momento, pensava-se nas propriedades dos alimentos como uma estratégia para a prevenção das chamadas doenças crônico-degenerativas (obesidade, hipertensão, doença cardiovascular e diabetes). Vejamos alguns exemplos de alimentos funcionais:

SOJA. Tem sido associado a este alimento um efeito anticarcinogênico (prevenção do câncer), associado às várias substâncias nele contido (inibidores protease, fitosteróis, saponinas, ácidos fenólicos, ácido fítico e isoflavonas). Também é usado para ação terapêutica em doenças cardiovasculares, osteoporose e alívio dos sintomas da menopausa.

AVEIA. Este alimento contém fibras solúveis beta-glucanas, que reduzem o colesterol total e o LDL-colesterol (“mau colesterol”), sendo usado com ação terapêutica em doenças cardiovasculares.

FRUTAS CÍTRICAS. Laranja, limão, lima, tangerina, kiwi e acerola, além de suas propriedades nutritivas, possuem limoneno que possui efeito anticancerígeno. Preparações aproveitando a casca da laranja (que contém flavonóides) e de outras frutas, após higiene adequada, têm sido usadas na culinária buscando propriedades funcionais.

ACAÍ, CASTANHA-DO-PARÁ E CAJU. Estes alimentos possuem estimulantes, antioxidantes, minerais e substâncias com propriedades antibióticas.
GORDURAS ÔMEGA-3 E ÔMEGA-6. Alimentos ricos em ácidos graxos poliinsaturados (“gorduras boas”), contendo ômega-3 (ácido eicosapentaenóico ou EPA e ácido docosahexaenóico ou DHA) e ômega-6 (ácido docosapentaenóico e ácido linoléico) ajudam a reduzir a fluidez do sangue, ajudam na resposta imunológica e antiinflamatória e na redução do nível de triglicerídeos do sangue. Podem ser obtidos na forma de suplementos (cápsulas, geralmente) ou produtos comerciais (pães e leites, por exemplo). A linhaça, o óleo de canola, o óleo de soja, a noz e alguns peixes (cavala, arenque, salmão e atum) são boas fontes de ômega-3. Menores quantidades são obtidos com a ingestão de camarão, lagosta, bacalhau e linguado.

LEITE FERMENTADO. Estes alimentos possuem Lactobacillus acidophilus e/ou Bifidobacterium lactis que mantém a flora intestinal em equilíbrio, aumentam os microorganismo benéficos no trato intestinal, diminuem as bactérias nocivas e auxiliam na manutenção e equilíbrio do intestino.

TAURINA, CAFEÍNA, INOSITOL E GLUCORONOLACTONA. Compostos líquidos, vendidos como complementos ou suplementos alimentares, contendo taurina, cafeína, inositol e glucoronolactona atuam reduzindo o desgaste da vida cotidiana, aumentam a velocidade de concentração e melhoram a capacidade de concentração.

PROTEÍNAS, PEPTÍDIOS E AMINOÁCIDOS. Estes componentes presentes nos alimentos e suplementos à base de proteína do soro do leite (Whey Protein) apresentam propriedades fisiológicas importantes, modulando processos metabólicos que ocorrem nos sistemas de digestão e transporte, no sistema imunológico e no sistema nervoso, além do aumento da massa magra corporal.

Nenhum comentário: