terça-feira, 24 de maio de 2011

O Pavor das Mulheres: Celulite

Quando se fala em estética, a celulite é considerada o mal do século para as mulheres. Suas descrições colocam as mulheres em desespero: “aparência de casca de laranja” ou “depressão em forma de estrias sobre a pele”. Afinal de contas, o que é celulite? Porque aparece? Como evitar ou combater seu aparecimento?

O termo celulite não é correto, embora usual. O sufixo “ite” designa uma doença inflamatória e não se trata exatamente de uma inflamação de células. Trata-se, na realidade, de uma alteração do tecido gorduroso resultando em uma pele cheia de ondulações que se acumulam nos quadris, coxas e bumbum das mulheres, envolvendo principalmente má circulação local. Trata-se de um acidente no sistema de drenagem corporal, onde ocorre uma falha no sistema de recolhimento de substâncias residuais (impurezas) geradas pelo metabolismo celular com retenção hídrica concomitante. A situação se complica quando há comprometimento no fornecimento de oxigênio e nutrientes às células da zona afetada.

Com base nisso, algumas alternativas têm sido usadas, por exemplo, centelha asiática. Esta planta medicinal é um auxiliar no combate a celulite por ativação da circulação local e reorganização das fibras de colágeno.

Nenhum comentário: